Atividade

       Como forma de prosseguir e complementar as discussões sobre etnografia, iniciada reuniões  anteriores, foi proposta a leitura de dois artigos realizados no contexto do pibid português na edição 2018/2020. A partir da leitura dos textos, deveríamos identificar alguns princípios e noções teóricas da abordagem metodológica da etnografia, em duas situações concretas vividas no contexto de um projeto do pibid.


  • Artigo 1: o ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para reencontro com o mundo da leitura. 
Atividade 
  -Após a leitura individual do artigo 1 identifique:

A) Momentos, marcas, sinais de que há uma preocupação dos participantes da pesquisa- professor-pesquisador, bolsista-colaborador em formação- em construir um "lugar de fala" que aponta para posturas em posturas.
      R: O objetivo da pesquisa era incentivar a leitura, porém com o desenvolver do projeto, foi identificada uma impostura dos participantes envolvidos,  uma vez que parte deles não tinha hábito de leitura, e para que o projeto fosse feito da melhor forma, eles precisaram inverter essa situação e assim construir um lugar de fala, para que pudessem discursar com propriedade. 


B) Onde pode ser vista ou entrevista a noção de WINKIM (1998) do "saber estar com!", que aponta para postura de não neutralidade do pesquisador no campo.
     R: Os pibidianos souberem ouvir e se aproximar  dos alunos, sem que houvesse uma imposição grosseira, podemos notar isso quando houve a apresentação do filme.


  • Artigo 2: pedagogia transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literaria dentro da cultura da convergência.  

Atividade:                                                                                                                                                           -Após a leitura individual do artigo 2 identifique:

A) Em que medida o trabalho pedagógico proposto pode ser relacionado a noção de WINKIN (1998) do "saber ver", ou seja, saber rever e repensar suas crenças valores e conhecimentos cristalizados em função de uma determinada experiência com outro.

            R: Os pibidianos se puseram no lugar dos alunos e conseguiram identificar suas principais dificuldades. Dessa forma, o uso da pedagogia transmídia e a participação dos alunos na escolha do livro, desempenharam papel importante para a conclusão do projeto, pois fez com que ele se aproximasse da realidade do aluno.









Comentários