Como forma de prosseguir e complementar as discussões sobre etnografia, iniciada reuniões anteriores, foi proposta a leitura de dois artigos realizados no contexto do pibid português na edição 2018/2020. A partir da leitura dos textos, deveríamos identificar alguns princípios e noções teóricas da abordagem metodológica da etnografia, em duas situações concretas vividas no contexto de um projeto do pibid.
- Artigo 1: o ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para reencontro com o mundo da leitura.
- Artigo 2: pedagogia transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literaria dentro da cultura da convergência.
Atividade: -Após a leitura individual do artigo 2 identifique:
A) Em que medida o trabalho pedagógico proposto pode ser relacionado a noção de WINKIN (1998) do "saber ver", ou seja, saber rever e repensar suas crenças valores e conhecimentos cristalizados em função de uma determinada experiência com outro.
R: Os pibidianos se puseram no lugar dos alunos e conseguiram identificar suas principais dificuldades. Dessa forma, o uso da pedagogia transmídia e a participação dos alunos na escolha do livro, desempenharam papel importante para a conclusão do projeto, pois fez com que ele se aproximasse da realidade do aluno.
Comentários
Postar um comentário